PROCURANDO O CAMINHO

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uruguai

Entre reviver e escrever a história

O Estádio Soccer City será o palco, nesta sexta-feira, de um confronto de quartas de final entre uma seleção que busca recuperar as glórias do passado e outra que quer escrever o seu nome na história. Mesmo com toda a tradição "copeira", o bicampeão mundial Uruguai não chega à semifinal da Copa do Mundo da FIFA desde 1970. Já o selecionado de Gana, adversário da Celeste, nunca chegou entre os quatro primeiros, mas pode se gabar por ter se classificado às quartas de final nas suas duas primeiras participações, em 2006 e agora em 2010. Em ambos os casos, os ganeses foram os africanos a chegarem mais longe na competição. Agora, querem ser o primeiro país do continente a participar da semifinal. Para isso, precisarão deter o ataque uruguaio, um dos mais entrosados e produtivos da competição.

O jogo

Uruguai x Gana, Johanesburgo (Soccer City), 2 de julho, 20h30 (15h30 em Brasília, 19h30 em Lisboa)

Depois de se classificar nas eliminatórias com dificuldades, o Uruguai chegou à África do Sul como o maior azarão do Grupo A. Depois de estrear com um insosso empate sem gols com a França, a Celeste surpreendeu os adversários e obteve três vitórias consecutivas graças principalmente às atuações dos atacantes Diego Forlán e Luis Suárez. Forlán fez dois na goleada de 3 a 0 sobre a África do Sul. Já Suárez foi o responsável pelos gols na vitória por 1 a 0 sobre o México e no triunfo por 2 a 1 diante da Coreia do Sul. Edinson Cavani é o integrante menos badalado do sistema ofensivo, mas também pode ser fatal se não for bem marcado.
Do outro lado do campo, o selecionado de Gana conta com o técnico sérvio Milovan Rajevac, famoso pela sua visão tática, e também com um dos melhores setores defensivos da África. Em um momento tão importante para o país, seria normal se os ganeses estivessem deslumbrados, mas eles parecem estar tranquilos - mesmo levando a campo a equipe mais jovem do torneio.
Com diversos jogadores campeões mundiais sub-20 no elenco, a seleção de Gana foi vice-campeã africana no início deste ano. Também mostrou maturidade ao controlar os nervos para vencer os Estados Unidos por 2 a 1 na prorrogação de um confronto dramático pelas oitavas de final, em que os americanos chegavam com a fama de "reis da virada". Asamoah Gyan marcou três dos quatro gols do selecionado e, apesar de sentir uma lesão no tornozelo, deverá comandar as ações ofensivas quando a equipe tiver a bola no pé. Kevin-Prince Boateng também deverá estar em condições, mas Andre Ayew está suspenso e pode dar lugar ao meia Sulley Muntari. O possível retorno de Isaac Vorsah, recuperado de lesão, também será um acréscimo importante na defesa.
O duelo

Luis Suárez x John Mensah

Titular de longa data da defesa de Gana, John Mensah precisará utilizar toda a sua experiência contra a velocidade e a criatividade do atacante uruguaio, que tem muita técnica e sabe marcar gol de qualquer lugar perto da área. Embora o forte e alto Mensah deva levar vantagem no jogo aéreo, pode acabar sendo surpreendido no contra-ataque, e por isso precisará contar com a ajuda do companheiro Vorsah.
O número

7 — Asamoah Gyan marcou sete dos 11 gols de Gana em jogos oficiais em 2010. Ayew, Boateng, Muntari e Quincy Owusu-Abeyie fizeram os outros.

O que eles disseram

"Eles são rápidos, fortes e jogaram bem em outras partidas, mesmo contra a Alemanha." Diego Forlán, atacante do Uruguai

"Eles têm uma ótima equipe, especialmente no ataque. Temos de ficar de olho porque eles têm jogadores como Forlán e Suárez." Asamoah Gyan, atacante de Gana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...