PROCURANDO O CAMINHO

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Emagrecer

Estilista emagrece sem deixar de comer e aparece em Passione

A estilista Gloria Coelho emagreceu 20 kg em menos de um ano e ainda pretende diminuir mais até chegar aos 55 kg.. E o melhor, sem deixar de comer o que gosta, apesar de fazer uma dieta com algumas restrições. Nem todas, porém, seguidas por ela. O emagrecimento não foi uma decisão premeditada. Ela simplesmente começou a comer pela metade logo depois que sua mãe morreu, em agosto do ano passado, dois dias depois de ter oficializado a separação de seu marido, o também estilista Reinaldo Lourenço, após 25 anos de casamento.
Com 1,67m e 58 anos, Gloria diz que quando percebeu que estava comendo menos, por conta dos acontecimentos, resolveu acionar uma dieta que havia seguido em 2002, que leva em conta seu tipo de sangue e com a qual tinha dado muito bem, perdendo muitos quilos na época. "Há cinco anos, depois de uma viagem para a Bélgica, acabei gostando de cerveja, e isso me fez engordar de novo", disse ao Terra.
Confessou também alguns métodos menos "normais" para perder peso, como voltar a fumar, após 19 anos. "Mas vou parar assim que chegar ao peso que quero, porque fumar não faz bem mesmo." Pensamento positivo não falta na vida da estilista, esotérica confessa. Dessa forma, ela corrige a repórter que assina esse texto quando usa a expressão "perder quilos". "A gente não perde nada, só ganha. Por isso, sempre é melhor falar emagrecer tantos quilos e não perder". E quer deixar o passado para trás, voltando suas energias para o que estar por vir em sua vida. Por isso, nesta reportagem, abrimos uma exceção e não mostraremos fotos de sua forma anterior. Só a atual. "Estou bem comigo neste momento, voltada para meu futuro e não para o que já passou na minha vida."
Nesta semana, Gloria aparecerá na novela "Passione", como mentora da estilista Melina. A personagem, vivida por Mayana Moura, apresentará um desfile de roupas esportivas, previsto para ir ao ar no sábado. Todas as peças apresentadas foram criadas por Glória, que também recebeu a atriz um dia em seu ateliê para um laboratório preparatório de seu personagem. Mayana, ex-modelo, já havia desfilado para Gloria alguns anos atrás. Confira trechos da entrevista abaixo em que Gloria fala sobre o que come, sobre sua vida atual e sobre sua participação na novela da Globo. Diz ainda que não come carne vermelha por opção, mas não abre mão de beber um bom vinho, pelo menos uma vez por semana, mesmo que a bebida não esteja prevista no seu tipo de dieta:
 Por que você resolveu emagrecer?

Gloria Coelho: Depois que minha mãe morreu, dois dias após minha separação, comecei a comer a metade do que comia. A partir de então, resolvi fazer uma dieta que havia experimentado em 2002, que tem algumas restrições e que deu muito certo.
Quais são as restrições? O que você pode e não pode comer?

É uma dieta de proteína e ligada ao tipo sanguíneo. Mas não como carne vermelha há dois anos, depois que vi que um filme que me impressionou muito. Fiquei com dó dos animais e parei de comer. Isso não é pela dieta, é por mim. Como frango e peixe, por causa das proteínas. Também não poderia comer frutas secas, como castanhas, nozes etc., mas sei que faz bem ao organismo, por causa dos oligoelementos, então como às vezes, entre as refeições.
Em relação a bebidas, há restrições?

De bebida alcoólica, eu posso beber campari, uísque, vodca, rum, conhaque etc. Não poderia consumir vinho, mas bebo do tinto. Depende da minha vontade, mas não faço isso todo dia. Tomo uma vez por semana e, às vezes, duas. Ingerir álcool todo dia faz mal para o fígado. Só escolho vinho bom. Afinal tem aquele ditado: "A vida é muito curta para beber vinho ruim."
Mas como é sua rotina de alimentação diária?

No café da manhã, vario bastante. Como torrada de pão preto sueco, fruta, café com mel ou sem nada, queijo de cabra, gorgonzola de cabra ou tipo feta. Tenho intolerância a leite de vaca. No dia que não como queijo, como ovo, para não repetir proteína. Lá pelas 10h30 ou 11h, como uma fruta. Depois almoço legumes, verduras e frango ou peixe. Posso comer batata à vontade. Às vezes, à noite, tomo só uma canja sem arroz, por exemplo, ou algo parecido com o almoço. À tarde, como uma fruta natural ou seca. Mas todos os dias, quando acordo, corto um limão em quatro, fervo e tomo esse chá. É ótimo para limpar o organismo.
Você deixou de comer alguma coisa que gosta muito por conta da dieta ou por querer emagrecer?

Não, nada. Nunca tive problema com doces. Gosto de chocolate, só que há 30 anos, parei porque me falaram que não fazia bem ao corpo. Mas se em algum dia tenho vontade, como um pedaço e pronto. Se quero comer arroz e feijão, como. Massa: uma vez por semana, mas evito os molhos com queijo. Vai só no molho de tomate mesmo. Gosto muito de penne ou espaguete alla rabiata, bem apimentado.
E ginástica ou alguma outra prática que mexe com o corpo?

Pratico ioga três vezes por semana, há muitos anos. Faço uma hora e meia, a partir das 7h30, às segundas, quartas e sextas. A professora vai à minha casa, então não tem como fugir. Faço duas vezes por semana massagem; e um dia, shiatsu. A profissional também passa em casa e fica lá umas três horas.
Quanto você pretende emagrecer ou com 20 kg a menos já está bom?

Quero emagrecer mais uns 7 kg a 10 kg. E quando chegar a isso, paro de fumar novamente. Aliás, isso não deve ser seguido por ninguém, mas voltei a fumar depois de 19 anos, em dezembro, para me ajudar a comer menos. Gosto de comer, e o cigarro para mim sacia essa vontade. Mas faz muito mal à saúde. Então daqui uns 10 kg, eu paro. Vou conseguir, porque já consegui outra vez.
Depois de 25 anos de casamento com Reinaldo Lourenço, a separação já está superada?
O casamento acabou, mas a amizade, o respeito e o carinho, não. Temos um filho em comum (Pedro, que completa 20 anos em junho) e somos muito amigos.
Como você está com o coração? Você casaria de novo?
Agora, eu estou apaixonada, só que não posso dizer por quem. Mas não casaria de novo para morar junto. Morar separado é mais higiênico. Uso meu banheiro e se um dia estiver estressada, não passo isso para o marido e vice-versa. Bem melhor.
Como foi a participação na novela "Passione", da Globo? Já havia feito alguma coisa parecida?

Nunca tinha participado de novela alguma. É um mundo diferente, repleto de detalhes e no qual se trabalha muito. Para comparar, às vésperas da São Paulo Fashion Week, trabalhamos das 9h às 20h, sem contar um ou dois dias antes do desfile, que são mais puxados. Na Globo, era de manhã até tarde da noite. Passei lá de terça a domingo da última semana, mas na sexta não precisou. Gravei quinta e sábado. Minha participação foi como convidada e mentora da estilista Melina, vivida por Mayana Moura. No final do desfile, fui cumprimentá-la. E troquei algumas palavras com ela. No começo, fui recebida por Fernanda Montenegro e também falei com ela. Mas não sei o que vai ao ar.
Você criou todas as peças apresentadas?

Sim. No começo, eram só looks para andar de bicicleta. Fiz 15. Depois me pediram para outros esportes. Então criei para tênis, corrida e ginástica olímpica. Gostei de trabalhar com a stylist Gogóia Sampaio. Ela deu umas ideias ótimas, como colocar material reflexivo nas roupas e deixar os tênis coloridos. Antes eu tinha imaginado tênis prateado. Mas as sugestões dela ficaram ótimas. Ao todo foram 28 peças. E o desfile foi ótimo, com meninas e meninos lindos.
Quando começou o trabalho?

Há seis meses. Mayana fez um laboratório comigo de um dia e depois passei a pensar nas roupas. Adorei o trabalho e não me senti nem um pouco constrangida em aparecer na TV. Fiz teatro quando era nova e não foi nem um pouco complicado para mim. Nesse sentido, sou muito sem-vergonha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...