PROCURANDO O CAMINHO

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vai Brasil

O reusltado final da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 será conhecida hoje. Após as últimas partidas dos Grupos G e H, três países avançarão aos mata-matas. O Brasil, fiel às suas tradições, já garantiu passagem.
O Grupo G está praticamente definido. Portugal tem três pontos a mais que a Costa do Marfim e um saldo de gols confortável, construído na goleada de 7 a 0 sobre a Coreia do Norte. Por isso, lusitanos e brasileiros se enfrentam em uma partida que provavelmente valerá o primeiro lugar da chave. O selecionado africano pode alimentar uma esperança pequena de se classificar às oitavas, caso obtenha um placar dilatado diante dos norte-coreanos e caso os portugueses percam.

Já no Grupo H, a situação está mais complicada. As quatro equipes ainda brigam pelas duas vagas. O Chile, com seis pontos, ocupa a liderança da chave e pode mantê-la mesmo que empate com a Espanha. Para desbancarem os sul-americanos, os campeãos europeus precisam necessariamente da vitória e, de preferência, ampliar o seu saldo de gols. Eles estão ameaçados pela Suíça, que enfrenta Honduras. Em caso de vitórias espanhola e suíça, três países ficariam com o mesmo número de pontos e as vagas seriam decididas no saldo de gols ou no número de gols marcados. Suspense garantido.

As partidas do dia

Grupo G (ambas às 16h locais — 11h de Brasília)

Coreia do Norte x Costa do Marfim, em Nelspruit

Portugal x Brasil, em Durban

Grupo H (ambas às 20h30 — 15h30 de Brasília)

Chile x Espanha, em Tshwane/Pretória

Suíça x Honduras, em Mangaung/Bloemfontein

O jogo

Chile x Espanha

A Fúria está tirando o sono do torcedor espanhol. O futebol apresentado pelos ibéricos desde a chegada à África do Sul não é nem sombra daquele que eles costumam exibir no Velho Continente. Após a surpreendente derrota por 1 a 0 para a Suíça, a equipe de Vicente del Bosque venceu Honduras por 2 a 0, mas desperdiçou diversas oportunidades e ainda se expôs aos contra-ataques hondurenhos. A Espanha parece ter esquecido o futebol fluido e vistoso que praticou nos últimos dois anos. A pressão e o cansaço após uma temporada longa são dois fatores que certamente afetaram uma formação que, a exemplo da maioria dos selecionados europeus, não vem jogando no seu melhor nível.
O Chile, por sua vez, venceu as suas duas primeiras partidas pelo placar mínimo, um escore que não reflete o amplo domínio que os chilenos tiveram dentro de campo. Este é praticamente o único problema que Marcelo Bielsa precisaria resolver. O treinador argentino conta muito com o crescimento de Humberto Suazo, artilheiro das eliminatórias com dez gols.
Portanto, a Espanha deve buscar abrir o marcador logo no começo do encontro, antes que o nervosismo desmonte o seu sistema de jogo.
O duelo

Tiago (POR) x Júlio Baptista (BRA)
Os dois jogadores terão a difícil tarefa de substituir dois astros das suas respectivas seleções: Deco e Kaká. Enquanto Tiago já brilhou na partida contra os norte-coreanos, marcando dois gols e claramente influenciando o futebol da equipe de Carlos Queiroz, Júlio Baptista fará a sua estreia na África do Sul.



O que eles disseram

"A Costa do Marfim é a equipe mais alegre que já treinei na minha carreira, e olha que treinei diversas equipes."

Sven-Göran Eriksson, técnico da Costa do Marfim
Como ketchup. Cristiano Ronaldo acertou na previsão. Em entrevista coletiva realizada na semana passada, o craque havia feito uma comparação inusitada entre fazer gols e abrir uma embalagem de ketchup. E não é que "os gols apareceram todos de uma vez", como ele havia previsto? O atacante do Real Madrid inclusive deixou o seu na goleada de 7 a 0 sobre a Coreia do Norte, depois de 18 meses sem balançar as redes com a camisa lusa. Ronaldo foi eleito Craque do Jogo Budweiser, mas afirmou que Tiago merecia mais e, no vestiário, entregou o troféu ao companheiro, que marcou duas vezes contra os norte-coreanos.
Gladiador. O goleiro suíço Diego Benaglio tem ares de lutador romano, com 1,94 metro e 90 quilos. Não é a toa que "O Gladiador" de Ridley Scott é o seu filme favorito. Outra curiosidade é que as mãos do arqueiro de 26 anos possuem 25 centímetros de envergadura, obrigando-o a vestir luvas de tamanho 11, as maiores do mercado. Benaglio usa 50 pares por temporada. E assim como os artilheiros contratam seguros para proteger as pernas, ele assegurou as mãos por 16 milhões de euros.
Vermelho para a Espanha. O apelido da seleção espanhola é Furia Roja ("fúria vermelha"), uma referência à cor da sua camisa. De acordo com pesquisas realizadas por psicólogos especializados na área do esporte, o vermelho é uma cor que transmite força, agressIvidade, confiança e equilíbrio. Pentacampeão do mundo, o Brasil está muito satisfeito com a camisa canarinho, já que o amarelo representa clareza e serenidade.








As partidas do dia

Grupo G (ambas às 16h locais — 11h de Brasília)

Coreia do Norte x Costa do Marfim, em Nelspruit

Portugal x Brasil, em Durban



Grupo H (ambas às 20h30 — 15h30 de Brasília)

Chile x Espanha, em Tshwane/Pretória

Suíça x Honduras, em Mangaung/Bloemfontein

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...