PROCURANDO O CAMINHO

terça-feira, 29 de junho de 2010

Fim das oitavas

Avaliação: 4.4


A primeira vez entre vizinhos ibéricos

O último jogo da ronda de oitavos de final marca o primeiro duelo entre as cores espanholas e portuguesas numa fase final da Copa do Mundo da FIFA, mas a história do futebol dos dois países está intimamente ligada há muitos, muitos anos.
Como qualquer adepto que se preze sabe, a proximidade geográfica amplia a rivalidade e a emoção com que se segue um jogo de futebol. E os duelos entre vizinhos têm sempre um sabor e uma importância especiais, mesmo que em causa esteja pouco mais do que a honra. Não é isso o que vai acontecer esta terça-feira, na Cidade do Cabo, quando Portugal e Espanha lutarem por uma vaga nos quartos de final do Mundial sul-africano.
Oitenta e nove anos depois de se terem defrontado pela primeira vez, os dois países ibéricos enfrentam o mais importante Espanha-Portugal de sempre, cumprindo a etapa que faltava numa história que começou em 1921. Madrid recebeu o primeiro amigável entre as duas selecções e terminou com o triunfo espanhol, por 3 a 1, o primeiro de muitos que marcaram os primeiros anos de confrontos.
Um deles, a contar para o apuramento para o Mundial de 1934, terminou, aliás, com aquela que é, até hoje, a segunda maior derrota de sempre do futebol português. A selecção lusa saiu goleada de Madrid por 9 a 0, voltando a perder, uma semana depois, em Lisboa, mas desta vez por apenas 2 a 1. Os caminhos dos dois países voltariam a cruzar-se rumo à Copa do Mundo da 1950 e voltou a ser a Espanha a ter mais razões para sorrir, ganhando em casa (5 a 1) e empatando na capital portuguesa a duas bolas.

Rumo ao equilíbrio

Estes quatro jogos foram, durante muitos anos, os únicos confrontos a doer que os dois países disputaram. É verdade que não faltaram jogos amigáveis e de preparação – afinal é só cruzar a fronteira -, mas apenas em 1984 os “hermanos” estiveram frente a frente com algo verdadeiramente importante em jogo.
Na fase de grupos do Campeonato da Europa registou-se um empate (1 a 1) que acabaria por servir às mil maravilhas as pretensões de ambos os conjuntos, uma vez que ambos alcançaram o apuramento para as meias-finais da competição. No entanto, a história não se repetiria 20 anos depois.
No Europeu que Portugal organizou, lusos e espanhóis mediram forças na última jornada da fase de grupos, num jogo em que apenas a vitória interessava às duas equipas. E no final, a festa foi feita pela selecção da casa, já que um golo solitário de Nuno Gomes colocou Portugal num caminho inesquecível e que só terminou na final, perdida para a Grécia.
Foi o último jogo a “doer” de uma enorme história em comum e que conta com 32 episódios – nenhum dos países enfrentou qualquer outro adversário mais vezes! -, e em que a vantagem é espanhola. La Roja ganhou 15 desses duelos, contra cinco triunfos portugueses e 12 empates.
Porém, o passado mais recente tem ficado marcados por um equilíbrio bem maior, já que nos últimos 30 anos (e em 12 jogos) a Espanha venceu Portugal apenas por uma vez, num amigável de preparação para o Euro2004. Já Portugal, e além desse triunfo no Campeonato da Europa, ganhou mais dois jogos, registando-se uns “esclarecedores” oito empates.
É o equilíbrio a marcar uma história que une ainda mais uma região. A Península Ibérica estará esta terça-feira dividida, porque o sonho da África do Sul só ficará vivo para um dos paises. Espanha ou Portugal?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...