PROCURANDO O CAMINHO

segunda-feira, 12 de julho de 2010

32 histórias

A África do Sul 2010 foi um torneio histórico do começo ao fim. Foi a primeira Copa do Mundo da FIFA disputada em solo africano e também teve um campeão inédito: a Espanha foi o oitavo país a conquistar o cobiçado troféu em um dos Mundiais mais equilibrados dos últimos tempos. A competição também possibilitou que a África do Sul abrisse as portas para o mundo como nunca antes.




Outro fato inédito é que as duas finalistas do Mundial anterior não conseguiram passar da primeira fase. Itália e França sucumbiram de forma absolutamente dramática após apenas três partidas. As badaladas seleções de Brasil e Argentina também foram eliminadas antes do esperado, e o Uruguai foi a única equipe de fora da Europa entre as quatro primeiras. Confira uma breve retrospectiva do que fizeram as 32 seleções que entraram para a história do futebol na África do Sul 2010.
Campeão

Espanha

A atual campeã europeia ganhou merecidamente o seu primeiro título mundial, apesar de ter estreado no torneio com derrota por 1 a 0 contra a Suíça. Ironicamente, a Fúria venceu todas as suas partidas na fase do mata-mata pelo mesmo placar. Desde a Suécia 1958, quando o Brasil se sagrou campeão, uma seleção não levantava a taça pela primeira vez fora dos seus próprios domínios.
Vice-campeão

Holanda

Os holandeses venceram as suas seis partidas para chegare até a grande final, mas saíram da decisão da Copa do Mundo da FIFA apenas com a medalha de prata pela terceira vez na história. Possivelmente o melhor momento da Laranja Mecânica tenha sido a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Brasil.
Terceiro colocado

Alemanha

A jovem seleção alemã incendiou a fase de mata-mata ao fazer quatro gols na Inglaterra e na Argentina, mas acabou eliminada pela Espanha na semifinal. Pelo segundo Mundial consecutivo, ostentou o melhor ataque da competição. O selecionado germânico deverá ter um grande futuro pela frente.
Quarto colocado

Uruguai

A Celeste Olímpica foi a maior surpresa da África do Sul. Desde 1970 o país bicampeão mundial não chegava às semifinais. No entanto, qualquer seleção com uma dupla de ataque da categoria de Diego Forlán e Luis Suárez conseguiria chegar longe no torneio.
Quartas de final
Argentina

Depois de vencer com tranquilidade os seus quatro primeiros jogos no torneio, Diego Maradona, Lionel Messi e Cia. foram triturados pela seleção alemã em uma goleada que expôs todas as fraquezas da Albiceleste.

Brasil

Tudo estava indo conforme os planos para os pentacampeões, mas a Seleção desmoronou no segundo tempo contra a Holanda e não conseguiu evitar a eliminação nas quartas de final pelo segundo Mundial consecutivo. Dunga já não é mais o técnico e os anfitriões de 2014 se preparam para passar por uma reestruturação completa.

Gana

Bastava que Asamoah Gyan tivesse acertado o pênalti contra o Uruguai para que Gana se tornasse a primeira seleção africana a chegar às semifinais. Agora ao menos, o selecionado mais jovem da África do Sul 2010 está cheio de planos para o futuro.

Paraguai

Os paraguaios lideraram o seu grupo, sofreram apenas dois gols no torneio — contra Espanha e Itália — e mostraram que são uma equipe muito difícil de ser batida. Apesar da derrota para a seleção espanhola, o selecionado comandado pelo técnico Gerardo Martino teve a melhor participação do país na história da Copa do Mundo da FIFA.
Oitavas de final

Chile

Uma das equipes mais ofensivas do torneio, a seleção chefiada por Marcelo Bielsa voltou a vencer um jogo do Mundial após 48 anos de espera. No entanto, os chilenos não foram páreo para o Brasil e se despediram da competição após a derrota por 3 a 0 na segunda fase.

Coreia do Sul

Os sul-coreanos se recuperaram de uma derrota por 4 a 1 contra a Argentina e chegaram à segunda fase pela primeira vez fora dos seus próprios domínios. No entanto, os asiáticos sucumbiram diante do Uruguai, que tinha Luis Suárez em um dia inspirado.

Eslováquia

A Eslováquia foi derrotada nas oitavas pela Holanda, mas o país sempre se recordará da sua primeira participação na Copa do Mundo da FIFA como uma nação independente pela emocionante vitória por 3 a 2 sobre a Itália que eliminou os antigos campeões da competição.

EUA

Os americanos mostraram que são o time da virada na África do Sul. Os EUA saíram perdendo contra Inglaterra e Eslovênia, mas buscaram dois empates. Além disso, a seleção americana só marcou o gol da sua classificação no finalzinho da partida contra a Argélia. No entanto, Gana mostrou ser ainda mais persistente e eliminou os Estados Unidos da competição na prorrogação nas oitavas.

Inglaterra

Depois de marcar um gol logo no começo do duelo contra os EUA, parecia que tudo correria bem para o English Team, mas os ingleses sequer venceram aquela partida, passaram da fase de grupos aos tropeços e foram eliminados pela Alemanha com uma goleada por 4 a 1, o pior resultado da história do país em um jogo de mata-mata da Copa do Mundo da FIFA.

Japão

A derrota nos pênaltis contra o Paraguai foi uma despedida difícil para uma seleção que havia conseguido as suas duas primeiras vitórias jogando fora de casa em uma Copa do Mundo da FIFA e que havia ficado com a segunda colocação do seu grupo atrás apenas da Holanda.

México

Com uma seleção ofensiva e competitiva, este foi o quinto Mundial consecutivo em que o México passou para a segunda fase, mas, assim como em 2006, os mexicanos foram eliminados pela Argentina.

Portugal

Os portugueses balançaram as redes sete vezes no torneio, todas contra a Coreia do Norte. No entanto, apenas um gol da Espanha foi o suficiente para acabar com a série de 19 partidas sem derrota de Cristiano Ronaldo e Cia.

Fase de grupos

África do Sul

Apesar de terem sido a primeira seleção anfitriã a não se classificar para a segunda fase, os Bafana Bafana podem se orgulhar de um maravilhoso gol na abertura do torneio e de uma vitória sobre a França.

Argélia

Os argelinos foram derrotados pela Eslovênia e pelos EUA com gols no final do jogo. Pelo menos eles conseguiram arrancar um empate da Inglaterra, mas saíram decepcionados por não terem marcado um gol sequer no torneio.

Austrália

Apesar de ter estreado perdendo por 4 a 0 da Alemanha, a Austrália quase conseguiu se recuperar e se classificar para as oitavas após empatar com Gana e vencer a Sérvia. Os australianos ainda tiveram de lidar com as suspensões de Tim Cahill e Harry Kewell.

Camarões

Os leões indomáveis não rugiram muito alto na Copa do Mundo da FIFA 2010. Os camaroneses foram os primeiros eliminados do torneio e voltaram para casa sem nenhum ponto.

Coreia do Norte

Os coreanos chegaram como meros desconhecidos, mas mostraram solidez ao perderem por apenas 2 a 1 do Brasil. No entanto, sofreram a maior goleada do torneio na partida seguinte: 7 a 0 contra Portugal.

Costa do Marfim

Considerada a seleção mais talentosa da África, a Costa do Marfim não conseguiu passar pelo "grupo da morte". Os marfinenses empataram com Portugal em pontos, mas foram superados no saldo de gols, apesar da presença de Didier Drogba, que jogou com uma proteção no braço.

Dinamarca

Os dinamarqueses se recuperaram de uma estreia com derrota para a Holanda ao vencerem Camarões de virada por 2 a 1 na segunda partida. No entanto, quando precisavam de uma vitória contra o Japão para se classificar, perderam novamente, dessa vez por 3 a 1.

Eslovênia

Tudo o que os eslovenos podem fazer é lamentar por terem concedido o empate aos EUA depois de abrir dois gols de vantagem. Eles teriam se classificado se tivessem vencido a partida. Além disso, o gol dos EUA no último minuto contra a Argélia foi outro fato inesperado que os eliminou precocemente da competição.

França

Os vice-campeões de quatro anos atrás foram eliminados de forma dramática na primeira fase. Os franceses marcaram apenas um gol e conquistaram um único ponto na competição. Para completar, uma séria crise se abateu sobre o elenco, deixando-o fragmentado para o futuro.

Grécia

A Grécia marcou o seu primeiro gol e venceu a sua primeira partida em uma Copa do Mundo da FIFA, mas a vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria não foi suficiente para que o selecionado comandado pelo técnico alemão Otto Rehhagel superasse a fase de grupos.

Honduras

O único ponto da seleção hondurenha foi obtido no empate com a Suíça na terceira rodada. A maior decepção para o selecionado da América Central foi não ter conseguido balançar as redes nenhuma vez no torneio.

Itália

Os campeões de quatro anos atrás foram eliminados na fase de grupos pela primeira vez desde 1974 sem conseguirem sequer uma vitória. Os comandados de Marcello Lippi não lembravam nem de longe a seleção que ficou com o título em 2006, tendo sido derrotados pela Eslováquia por 3 a 2 na partida decisiva.

Nigéria

Conseguir apenas um ponto no Grupo B foi um destino cruel para as superáguias, que saíram na frente contra a Grécia, mas tiveram um jogador expulso e sofreram a virada. Na última partida, contra a Coreia do Sul, uma vitória seria o suficiente para ficar com a segunda colocação, mas os nigerianos apenas empataram.

Nova Zelândia

Os neozelandeses chegaram como completos azarões à África do Sul, mas fizeram um papel muito digno e voltaram para casa como os únicos invictos na sua segunda participação no Mundial, depois de 1982. O principal motivo de orgulho foi terminar à frente da Itália no Grupo F.

Sérvia

A seleção sérvia estava bem cotada antes do torneio e justificou isso ao vencer a Alemanha. Mas o selecionado de Radomir Antic foi derrotado por Gana e Austrália e deve ter voltado muito desapontado para casa.

Suíça

A Suíça começou surpreendendo a todos com uma sensacional vitória sobre a Espanha por 1 a 0, mas não conseguiu marcar mais nenhum gol nos jogos seguintes e se despediu do torneio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...