PROCURANDO O CAMINHO

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Revanche Europeia

Em uma reedição da final da UEFA Euro 2008, Alemanha e Espanha se enfrentam nesta quarta-feira, 7 de julho, no Estádio de Durban, pelo direito de disputar o título com Holanda na grande decisão da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010.

Para se classificar, a Alemanha aplicou duas goleadas sobre a Inglaterra (4 a 1) e a Argentina (4 a 0), ambas ex-favoritas ao título. Os campeões europeus, embora não tenham demonstrado a mesma eficiência contra Portugal (1 a 0) e Paraguai (1 a 0), souberam aproveitar o senso de oportunidade do artilheiro David Villa.
As partidas

Uruguai 2 x 3 Holanda

Alemanha x Espanha, 7 de julho, Durban, 20h30 (15h30 em Brasília, 19h30 em Lisboa)

O jogo

Alemanha x Espanha
No dia 29 de junho de 2009, no Estádio Ernst Happel, de Viena, a Alemanha de Michael Ballack perdeu para a Espanha a final da Euro 2008 em uma partida que teve apenas um gol de Fernando Torres. Dois anos depois, muitas coisas mudaram nas duas seleções. Ballack, contundido, não joga, enquanto Fernando Torres, que se recupera de uma lesão, não é nem sombra dele mesmo. Além disso, o técnico alemão, Joachim Löw, tirou da manga uma nova geração de talentosos jogadores (com idade média de 24,9 anos), representados por Thomas Müller (que está suspenso) e Mesut Özil. Considerando ainda que Miroslav Klose, pouco utilizado no Bayern de Munique na última temporada, está prestes a igualar a marca de Ronaldo como maior artilheiro da história da Copa do Mundo da FIFA, a Alemanha vive uma grande fase.
Para não ficar para trás, o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, também tirou um curinga da manga: David Villa, atual artilheiro do torneio com cinco gols. Os espanhóis estão jogando um pouco abaixo das expectativas, mas não falta talento ao grupo, que pode criar muito perigo para os alemães, principalmente se o jovem Pedro jogar mais tempo. Em resumo, será um jogo emocionante, com grande promessa de gols.
O duelo

Joachim Löw (GER) x Vicente del Bosque (ESP)
Os dois técnicos compartilham a mesma filosofia de jogo: a do futebol ofensivo. Na busca pelo gol, o espanhol prega a manutenção da posse de bola e a troca de passes curtos, enquanto o alemão prefere a velocidade, o contra-ataque e a pressão permanente. Löw e Del Bosque perseguem o mesmo objetivo, mas com estilos diferentes. O duelo será ainda mais decisivo porque cada treinador precisará tomar uma decisão crucial antes da revanche pela final da Euro 2008. O ex-técnico do Real Madrid vai deixar Fernando Torres no banco? O atacante do Liverpool não é mais a arma letal que era em 2008 e, sobretudo, a Fúria se mostrou muito mais eficaz depois que ele foi substituído nas oitavas e nas quartas de final. Löw, por sua vez, deve adaptar a equipe à ausência de Thomas Müller, suspenso. Quem entrará no lugar do jogador do Bayern de Munique para compor o setor direito do ataque germânico? As respostas a essas duas perguntas podem definir o finalista da África do Sul 2010.
O que eles disseram…

"Sou um romântico do futebol, um pouco como Cruyff. Nós dois adoramos o futebol ofensivo, atraente e alegre. Quando vencemos ganhando assim, o prazer é dobrado." Xavi, meia da

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...