PROCURANDO O CAMINHO

sábado, 17 de julho de 2010

Magazine Luiza

Magazine Luíza compra Lojas Maia por R$ 300 milhões



A aquisição da nordestina Lojas Maia pela Magazine Luiza foi fechada ontem, confirmando um negócio de R$ 300 milhões que vinha sendo especulado desde da quinta-feira. A maior parte do valor foi em dívida e mais R$ 100 milhões aproximadamente em pagamento para acionistas da Lojas Maia. A Magazine Luíza não comentou oficialmente o assunto. Segundo informações divulgadas pelo portal Exame – e confirmadas pelo escritório de advocacia Demarest & Almeida, em São Paulo – metade do acordo será pago em dinheiro até a primeira semana de agosto

Lojas Maia é oriunda da Paraíba e conta hoje com 150 lojas espalhadas por todo o NordesteA compra coloca a empresa bem próxima da segunda colocada no ranking do varejo brasileiro, a Máquina de Vendas. A fusão entre Insinuante e Ricardo Eletro, anunciada este ano, espera faturar R$ 6,1 bilhões; já a nova “gigante” do setor terá um faturamento estimado em R$ 5,7 bilhões para este ano.A Lojas Maia – de controle familiar – possui cerca de 150 lojas em todos os nove estados do Nordeste. A empresa foi fundada em Patos, na Paraíba, em 1959. Para este ano, as projeções da empresa eram de um faturamento de R$ 700 milhões.

A Magazine Luíza, hoje com 457 lojas e previsão inicial de faturar R$ 5 bilhões este ano, começou pelo interior de São Paulo, na cidade de Franca, em 1957, onde até hoje mantém sua sede administrativa. Embora uma primeira expansão do grupo, para Minas Gerais, tenha ocorrido em 1983, só nos anos de 2003 e 2004 foi que veio sua grande ampliação, com seguidas aquisições de redes menores em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Nesse meio tempo, a empresa lançou seu pioneiro portal na internet, o magazineluiza.com, configurando-se como um dos gigantes do chamado e-commerce. Porém, diante da expansão da economia nordestina, falta à Magazine Luiza entrar na região.

Reação

Com a compra da Lojas Maia, a Magazine mostra sua primeira reação concreta ao crescimento das concorrentes varejistas. Desde a compra do Ponto Frio pelo Pão de Açúcar, em meados do ano passado, e a posterior associação com a Casas Bahia, a Magazine Luiza vem perdendo posições. Com a criação da Máquina de Vendas (união entre Ricardo Eletro e Insinuante e, agora, City Lar), deu origem à segunda maior varejista do país.
A empresa já havia perdido a disputa pelo Ponto Frio e alguns observadores consideravam que a empresa corria o risco de se tornar alvo dos concorrentes. Agora, a entrada no Nordeste pode dar um novo fôlego à rede.
Virtual

Além das tradicionais lojas do varejo de rua, das televendas e de seu portal na internet, a rede Magazine Luiza tem uma outra estratégia curiosa de vendas. O grupo criou o que chama de lojas virtuais, unidades de apenas 150 metros quadrados, contra os 1 mil metros quadrados de uma operação tradicional, para instalação em cidades pequenas.
Essas lojas virtuais baseiam-se na exibição aos clientes dos produtos por meio de computadores, com imagens digitalizadas em alta resolução e captadas em vários ângulos diferentes. De tão inusitado, o formato foi estudado como case na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

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