PROCURANDO O CAMINHO

sábado, 30 de outubro de 2010

Jovens, jovens

Maioria dos jovens não pensa no futuro ao publicar conteúdos na internet

Em São Paulo

Um quinto dos jovens avalia que usa a internet além da conta, segundo a pesquisa
Você já se arrependeu de algo publicado na internet?
Pesquisa com mais de 10,5 mil jovens de todo o Brasil traça um raio-x do comportamento dos jovens na internet. E os resultados mostram que a interação com o meio é tamanha que os riscos da exposição indevida nem sempre são avaliados por esse público.
O comportamento dos adolescentes brasileiros na rede foi o tema da sexta edição do projeto “Este jovem brasileiro”, desenvolvido pelo Portal Educacional (www.educacional.com.br), com a coordenação do psiquiatra Jairo Bouer, colaborador do UOL Ciência e Saúde. Participaram do levantamento alunos de 13 a 17 anos de 75 escolas de rede particular de ensino de todo o país.
A pesquisa revela que 7% dos jovens já colocaram fotos ou filmes mais ousados na rede, 35% não usam filtros para impedir que qualquer um acesse as suas informações e quase 7% costumam abrir a webcam para pessoas que não conhecem. “Mas essa questão não parece ser ainda uma grande preocupação deles: 61% não se preocupam com avaliações futuras (trabalho, por exemplo) quando posta um conteúdo na internet”, comenta Bouer.
De acordo com a pesquisa, 17% dos jovens já tiveram problemas no namoro, 11% na escola e 19% com os amigos por causa dos conteúdos publicados na web. Além disso, 10% já enfrentaram problemas por causa de imagens ou posts publicados por outras pessoas.

Violência

Entre os entrevistados, 69% concordam que o anonimato da Internet estimula as pessoas a ofenderem umas às outras, e 29% já fizeram algum comentário ou tiveram alguma atitude ofensiva com amigos ou desconhecidos.

Veja alguns destaques da pesquisa

- 23% dos jovens passam noites em claro por causa da internet, e 24% já deixaram de fazer outras coisas, como tarefas, trabalhos ou saír com os amigos pelo mesmo motivo

- 21% avaliam que seu uso está acima do normal ou se consideram dependentes da internet

- 38% já fizeram amigos na Internet que trouxeram para a vida real, 25% já “ficaram” e 13% já namoraram com alguém que conheceram na Internet, 9% já fizeram sexo virtual e quase 4% já fizeram sexo na vida real com alguém que encontraram na internet

- 7% já colocaram fotos ou filmes mais ousados na rede e outros 7% costumam abrir a webcam para desconhecidos

- 31% já foram vítimas de alguma forma de violência, 11% de preconceito e 15% já se sentiram mal em função de alguma agressão sofrida na internet

Do total, 31% disseram que já foram vítimas de alguma forma de violência, 11% acusaram preconceito e 15% já se sentiram mal em função de alguma agressão sofrida. Mais de 3% evitaram sair de casa, falar com alguém ou ir à escola por algum problema surgido na internet.
Encontros
Os resultados mostram que 60% dos jovens já usaram a web para conhecer pessoas. Desses, 38% já fizeram amigos na internet que trouxeram para a vida real e 25% já “ficaram” com pessoas conhecidas na rede. E mais: 13% já namoraram com alguém que conheceram na web, 9% já fizeram sexo virtual e quase 4% já fizeram sexo na vida real com alguém que encontraram na rede.
"A internet pode estar se tornando o grande ponto de encontro dos jovens. Para que se dar ao trabalho de se deslocar até o shopping, quando o outro pode estar ao alcance de alguns toques no teclado?", observa o psiquiatra.

Dependência

Mais de 20% dos participantes avaliam que seu uso de Internet está acima do normal ou se consideram dependentes e 17% enfrentam conflitos com os pais por conta do excesso de uso.

Vale mencionar que 99% dos participantes da pesquisa têm computador em casa, sendo que metade o tem no próprio quarto. Mais da metade usa computador todos os dias, sendo que 40% usam internet de 2 a 4 horas por dia e 15% ficam conectados por mais de 8 horas.

Entre os entrevistados, 23% passam noites em claro de vez em quando ou quase sempre na internet e 24% já deixaram de fazer outras coisas, como sair com os amigos ou fazer algum trabalho, para ficar no computador.

A ansiedade ao se ver privado da internet também é grande: 63% ficam irritados quando não conseguem se conectar e 21% descrevem a sensação de que “falta alguma coisa” quando vão para um local que não tem internet.
Problemas emocionais
A pesquisa também detectou que jovens com problemas emocionais frequentes, que usam drogas ou bebem, vão mal na escola, têm relação ruim em casa ou pai e mãe que já faleceram, têm maiores riscos de exagerar no uso da internet. Esses adolescentes também estão mais propensos a colocar em risco sua segurança, criar problemas de relacionamento com os amigos ou agir de modo ofensivo.
Na opinião do psiquiatra, impor limites e regras e controlar a vida dos jovens na internet não é a solução para o uso indevido da web. Mas é preciso que os perigos sejam informados. “É importante que o jovem seja ‘trabalhado’ para que ele próprio possa avaliar eventuais exageros e para que possa criar ‘filtros’ que o protejam melhor de situações de risco.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...