PROCURANDO O CAMINHO

domingo, 2 de maio de 2010

Primeiro de maio

Festas do 1º de Maio em SP viram palcos para promover Dilma
Publicidade
DANIEL RONCAGLIA
YGOR SALLES
FLÁVIO FERREIRA
da Reportagem Local

As comemorações do 1º de Maio deste ano ganharam caráter eleitoral mais forte que o habitual. Em São Paulo, todas as festas de sindicalistas receberam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, pré-candidata petista à Presidência. Enquanto isso, José Serra, o pré-candidato do PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto, foi para Santa Catarina, onde evento religioso pediu abertamente votos para o tucano.

Em todos os eventos pelos quais passou, Lula, sempre evitando citar nominalmente Dilma, defendeu a continuidade do seu governo --em todas elas, Dilma estava ao seu lado no palco.

Veja imagens do evento promovido pela Força Sindical neste sábado
Serra pede oração a evangélicos em SC
Dilma se apodera pela segunda vez de mote de Serra
Oposição entrará com nova representação contra Lula por propaganda eleitoral
* Em Ribeirão, Marina defende desenvolvimento com preservação

Na festa de 1º de Maio realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo, para um público estimado de 80 mil pessoas, Lula deu a receita para que seu governo tivesse sequência: "Para que continue, todos vocês sabem o que têm que fazer."

Mastrangelo Reino//Folha Imagem

Na festa da CUT, Lula chora ao lembrar que seu governo está acabando
Na festa da CUT, ele disse que poderia falar sobre eleições. "A legislação não me permite falar de candidatos." O público presente no evento reagiu à declaração de Lula com o coro "olê, olê, olá, Dilma, Dilma".

Mesmo dizendo que não falaria de eleição, Lula defendeu a continuidade de seu governo. "Não é possível resolver o problema de 500 anos em oito. É preciso um sequenciamento. Dilma, você ouviu o que eu disse? Sequenciamento..."

No palanque montado pela Força, Lula fez uma menção indireta à pré-candidata petista. "Vocês sabem quem eu quero", disse ele.

Em São Bernardo, o público presente no Paço Municipal entoava a todo momento os coros "olê, olê, olá, Dilma, Dilma" e "olê, olê, olá, Lula, Lula".

No meio do discurso, Lula alfinetou o antecessor tucano Fernando Henrique Cardoso ao lembrar que não tem diploma universitário. "O Brasil teve presidente professor, teve general, teve advogado, teve sociólogo. Mas o presidente que mais fez universidade fui eu."

Em tom de despedida, Lula lembrou que seu governo termina em dezembro. "Daqui a oito meses deixo a Presidência. Aí volto para essa cidade de cabeça erguida."

Propaganda

Sobre os discursos e aparições conjuntas, o PSDB e o DEM já disseram que vão apresentar à Justiça Eleitoral uma representação contra Lula por realização de propaganda eleitoral antecipada.

Questionado sobre o que achava do fato de Lula e Dilma terem participado das festas, Serra se esquivou. "Não acompanhei." Questionado se foi convidado, negou. "Se enviaram alguma coisa [convite], não chegou às minhas mãos", afirmou.

Para senador Álvaro Dias (PSDB-PR), Lula fez propaganda para a ex-ministra.
"O presidente fez um discurso político direcionado para a candidata dele. Até na forma cínica como se expressou. É proselitismo eleitoral", afirmou Dias.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...