PROCURANDO O CAMINHO

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pulseira do equilíbrio

Na Austrália, empresa de 'pulseira do equilíbrio' diz não ter prova de eficácia
Companhia reconhece que não há evidência científica para as promessas.
No Brasil, empresa alega seguir as orientações da Anvisa.


A empresa australiana responsável pelas pulseiras Power Balance, conhecidas como "pulseiras do equilíbrio", divulgou nota em seu site afirmando que "não existem evidências científicas" que garantam a eficiência do produto. O pronunciamento veio em resposta a reclamações feitas a um órgão australiano de controle de produtos. O material, feito de silicone, é usado por atletas como Shaquille O'Neill, da liga norte-americana de basquete, e a publicidade afirma que as pulseiras dão mais força, equilíbrio e flexibilidade ao usuário.

A nota no site australiano da empresa (em inglês) reconhece a falha, pede desculpas a qualquer consumidor que se sentiu enganado e oferece reembolso total para os produtos. A oferta estará disponível aos interessados na Austrália até o dia 30 de junho de 2011. Para garantir o dinheiro de volta, é preciso apresentar o produto e o comprovante de compra.

A Power Balance já havia sido multada em 350 mil euros por propaganda enganosa no mercado italiano. Na Espanha, outra penalização, no valor de 15 mil euros, foi aplicada em 2010.

Procurada pelo G1, a Power Balance brasileira afirma que a publicidade veiculada no país segue as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Não há falsa promessa aqui, nós adaptamos o material de divulgação ao que a Anvisa orienta", afirmou a assessoria de imprensa da empresa. Não há promoção de reembolso para os produtos da empresa no país.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...